Presidente da República visita o Museu do Ar

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o Museu do Ar por ocasião do seu quiquagésimo aniversário. Fez-se acompanhar pelo Ministro da Defesa Nacional, pelo Chefe do Estado Maior da Força Aérea, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, pelo Presidente da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e pelo Director do Museu do A, entre outras entidades militares e civis.

No percurso pelo Museu do Ar, o Sr. Presidente conheceu o espaço museológico da TAP - Air Portugal e da ANA - Aeroportos de Portugal, parceiros do Museu do Ar. No trajeto, as estagiárias do Museu do Ar, pertencentes ao Curso Técnico-Profissional de Museografia e Gestão do Património da Escola Secundária de Santa Maria, de Sintra, foram auxiliando na explicação dos objetos em exposição.

Durante a visita houve um momento de apresentação de projectos em curso de reconstrução e restauro de três peças de grande relevância histórica. O Museu do Ar, ao preservar a história e cultura aeronáuticas, empenho que se resume na expressão Dever de Memória, levou e leva a cabo o restauro de aeronaves com significativo valor histórico.

Neste âmbito, as parcerias com as entidades externas revelam-se fundamentais para a concretização destas iniciativas, como exemplo de projecto conjunto de índole científica-técnica e educativa. Estes protocolos de colaboração consubstanciaram-se nos trabalhos destinados à construção da réplica do Deperdussin - primeiro avião militar português, do restauro do Hidroplanador "Portugal" exemplar único construído no inicio dos anos 30 do século XX e no restauro do Cessna T-37 Tweety Bird - avião militar de instrução básica de pilotos.

Estiveram presentes os alunos e os formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Setúbal e da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, pertencente à Câmara Municipal. Também marcaram presença os militares e os voluntários do Museu do Ar, da Associação de Especialistas da Força Aérea Portuguesa, envolvidos no processo de reconstrução e restauro.

No discurso, o Senhor Presidente frisou que o Museu do Ar contribui para o grande prestígiu das Forças Armadas, neste caso em concreto, para a Força Aérea. Referiu ainda que o museu é uma instituição aberta que têm áreas específicas, que mostra a colaboração entre a aviação militar e civil, como é o caso da TAP Air Portugal e Ana - Aeroportos de Portugal.