CAUDRON G.3

CAUDRON G.3

 

Em 1916 chegaram a Portugal os primeiros 16 Caudron G3, de origem francesa, destinados à instrução de pilotos na Escola de Aeronáutica Militar de Vila Nova da Rainha.
Seriam utilizados na Esquadrilha Mista de Alverca em 1918, ano da criação desta Unidade e inauguram a pista de Tancos em 1921, antes de regressarem à sua missão original de instrução, na Escola Militar de Aeronáutica, sita na atual Base Aérea Nº 1. Aeronave muito apreciada pela sua economia de manutenção, resistência e facilidade de pilotagem, foi a primeira a ser produzida em Portugal no então Parque de Material Aeronáutico, Alverca, hoje denominado de OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.
Aí foram construídos 50 Caudron G3 entre 1922 e 1924, sendo retirados do serviço em 1933. A réplica exposta apresenta o último esquema de pintura utilizado, adotado em 1920, que já inclui a Cruz de Cristo.

Tipo de Aeronave
Avião monomotor terrestre, bilugar, de trem convencional fixo com patins de cauda, biplano com a asa inferior de menores dimensões que a superior, revestido a tela, destinado a missões de observação e instrução de pilotos.

Motor
Dimensões
Pesos
Performance
Rhone R-9-C de 9 cilindros em estrela rotativa, arrefecidos a ar, de 80 hp. Hélice de madeira, de duas pás, de passo fixo. Envergadura – 13,20 m
Comprimento – 6,80 m
Altura – 2,70 m
Área alar – 28,20 m2
Peso vazio - 447 kg
Peso máximo - 735 kg
Velocidade máxima – 115 km/h
Tecto de serviço – 3500 m
Raio de acção – 450 km