RÉPLICAS

RÉPLICAS

O Museu do Ar, à semelhança de outros congéneres internacionais, tem no seu acervo várias réplicas à escala 1:1 de aviões importantes e significativos para a História da Aviação nacional e internacional.

Estão expostas as seguintes réplicas:

-Demoiselle XX, dos primórdios da aviação, construído e pilotado por Santos Dumont em Paris no ano de 1907;

-Blériot XI, um dos primeiros aviões a voar em Portugal em 1910 pelo piloto francês Mamet. Foi num aparelho deste tipo que o seu construtor, Sr. Blériot, atravessou pela primeira vez o Canal da Mancha, ligando França à Inglaterra;

-Caudron G3, da década de vinte, construído em Portugal sob licença, onde, durante anos foram formadas várias gerações de pilotos militares portugueses;

-Maurice Farman MF-4, o primeiro avião a efetuar um voo sobre a cidade do Porto em 1912 e um dos primeiros aviões usados na Escola Militar de Aeronáutica em Vila Nova da Rainha, em 1916;

-14-Bis, modelo do avião pilotado por Santos Dumont, que em 1906, nos arredores de Paris, foi o primeiro aparelho mais pesado do que o ar a descolar autonomamente.

Este conjunto de réplicas, todas elas raras, valoriza o acervo museológico e ajudam o visitante a compreender melhor a evolução tecnológica e o esforço dos pioneiros que deram o seu melhor para a grande aventura do homem, voar.